O preço médio da gasolina nas bombas terminou a semana em alta, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (18) pela Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP). O avanço foi de 0,63%, para R$ 4,284 por litro na média nacional.

O valor representa uma média calculada pela ANP, que verifica os preços em diversos municípios. Eles, portanto, podem variar de acordo com o local.

A alta acontece em meio a uma sequência de aumentos do valor praticado pela Petrobras nas refinarias. Em uma semana, o avanço foi de 5,57%. O repasse ou não para o consumidor final depende dos postos.

Os reajustes fazem parte da política de preços da Petrobras, que ajusta os valores quase diariamente com o objetivo de acompanhar as cotações internacionais.

Nesta semana, o mercado foi ainda marcado por forte avanço dos preços internacionais do barril de petróleo, que chegou a bater as cotações máximas desde 2014, além da tendência de alta do dólar sobre várias moedas, incluindo o real. Todos esses fatores contribuem para a alta do preço da gasolina.

No ano, a gasolina acumula aumento de 4,51% nas bombas.

FONTE: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *