A Secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros coletou nesta segunda-feira (3) amostras da água do Córrego do Cintra, onde está sendo registrada a mortandade de peixes há três dias. De acordo com o secretário de meio ambiente, Paulo Ribeiro, a suspeita é de que o problema esteja relacionado ao descarte irregular de esgoto.

“Somente nos últimos 30 dias, a Copasa foi multada seis vezes. Cada multa no valor de R$ 50 mil. Se comprovada a nossa suspeita, esta será a sétima multa. Aí ela pode recorrer, mas fazemos nosso papel”, diz o secretário.

De acordo com o morador Luiz Alberto Mosqueira, o problema pode estar relacionado ao escoamento de esgoto no córrego. “Isso não era para acontecer. Lá é água de nascente e, em períodos normais, você vê o quanto a água é limpa. Mas lá também tem uma manilha que, desde sexta-feira (31), começou a sair um fluxo de água muito forte, creio que esta água é de esgoto, pois o odor é muito forte”.

Luiz Mosqueira reside na região próximo ao córrego há cerca de três anos e afirma que neste ano a mortandade de peixes já foi registrada pelo menos uma vez. “No início do ano aconteceu a mesma coisa. Os peixes ficam bastante agitados, parece que ficam buscando oxigênio, sempre que aparece este esgoto nesta manilha. E os moradores afirmam que é de responsabilidade da Copasa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *