Depois de ser celebrada na avenida em pleno Carnaval pela escola de samba Unidos de Vila Isabel, no dia em que Martinho da Vila completou 80 anos, a vida do cantor, compositor e músico fluminense vai passar em desfile em outro palco. A trajetória do artista é tema do musical de teatro Martinho da Vila 8.0 – Uma filosofia de vida.

O espetáculo de Ana Ferguson, Luiz Marcelo Legey e Solange Bighetti entra em cena a partir da próxima quinta-feira, 17 de maio, no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro (RJ), cidade onde o compositor nascido em Duas Barras (RJ) em 12 de fevereiro de 1938 construiu e alicerçou uma das obras mais originais e importantes da música brasileira, erguida em torno do samba.

Assinado por Ana Ferguson e Solange Bighetti, o texto de Martinho da Vila 8.0 – Uma filosofia de vida é baseado no livro Memórias póstumas de Teresa de Jesus, escrito por Martinho e publicado em 2003 com a história da gênese familiar do artista. Teresa de Jesus é o nome da mãe de Martinho. No musical, Teresa é interpretada pela atriz Ana Miranda.

Já Martinho entra em cena nas peles de três atores diferentes. Victor Hugo, Junior Vieira e Nill Marcondes – vistos com Martinho na foto ao alto – representam o protagonista nas fases infantil, jovem e adulta, respectivamente.

O título do musical Martinho da Vila 8.0 alude obviamente às oito décadas celebradas pelo artista em fevereiro. Já o subtítulo reproduz o nome do excelente samba Filosofia de vida (2008), composto por Martinho com Fred Camacho e Marcelinho Moreira, tendo sido lançado por Martinho há dez anos no CD e DVD O pequeno burguês (2008). Nesse samba de cadência envolvente, o compositor sintetiza a visão feliz que tem do mundo.

Orquestrado sob direção de William Vita, o musical Martinho da Vila 8.0 – Uma filosofia de vida entra em cena com o aval do artista. Tanto que a curadoria do espetáculo é de Cleo Ferreira, mulher de Martinho da Vila.

FONTE: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *